Como calcular o meu DRE?

O que é DRE?

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período de tempo para deixar claro se ela teve lucro ou prejuízo. 

Tecnicamente, é um demonstrativo contábil aplicado dentro do regime de competência para mostrar como é formado o resultado líquido do exercício, por meio da comparação entre receitas e despesas.

Diferentemente do Fluxo de Caixa, a Demonstração do Resultado do Exercício permite uma avaliação a longo prazo que, por sua vez, prevê quais são os próximos passos que a empresa deve tomar.

Por que usar a DRE?

A DRE está entre os relatórios mais importantes para a gestão contábil, pois permite uma análise geral da situação dela e a auxilia no norteamento para planos futuros.

No que a DRE me ajuda?

Estrutura da DRE

Para as empresas brasileiras, a Demonstração do Resultado do Exercício é obrigatória, de acordo com a lei n° 11.638/07, publicada em 27 de dezembro de 2007.  Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:

  • Receita Bruta
  • (-) Deduções e abatimentos
  • (=) Receita Líquida
  • (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  • (=) Lucro Bruto
  • (-) Despesas com Vendas
  • (-) Despesas Administrativas
  • (-) Despesas Financeiras
  •  (=) Resultado Líquido.

 

 

 

Essa é uma estrutura resumida de uma DRE, que será explicada ponto a ponto.

  1. Receita de vendas

Entrada de dinheiro no caixa ou no patrimônio da empresa. Inclui:

  • vendas no Ifood;
  • vendas no salão;
  • vendas no menudino;
  1. Deduções de impostos

Inclui devoluções de vendas, descontos oferecidos e abatimentos de impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS.

  1. Receita líquida

O resultado das receitas de vendas menos as deduções representam a receita líquida.

  1. Custos de venda

 CMV (Custos de mercadorias vendidas) apresentam gastos relativos à fabricação de um produto. Valores despendidos com matéria-prima.

  1. Lucro bruto ou resultado bruto

Lucro bruto é a diferença entre a receita líquida e o gasto na produção.

  1. Despesas Administrativas ou fixas

Despesas fixas correspondem aos gastos para manter a empresa em funcionamento independentemente de haver vendas. Alguns exemplos são:

  • aluguel;
  • água;
  • energia;
  • gás;
  • colaboradores;
  • royalties
  • entre outros.
  1. Despesas com vendas

Gastos com comissões e custos de pós-venda (Ifood), logística de entrega (pode ser considerada como custo de mercadoria porém gostamos quando é separado para não influenciar na montagem de preço do salão)

  1. Despesas financeiras

Adiantamento do Ifood, taxas de transação online e física, juros e multas. 

  1. Resultado líquido

Por fim, temos o resultado líquido, obtido a partir da subtração dos itens acima.

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